Desvantagens de ser uma pessoa intensa

Tens que ter mais calma

Claudia Morais SP
4 min readFeb 16, 2022

Intensidade, é o meu lugar de fala porque sou uma pessoa bastante intensa, e não é que isso sejá mal, pelo contrário adoro essa minha caraterística só que as vezes atrapalha, e é preciso aprender a desenvolver uma certa maturidade para poder lidar com ela. Então antes de falar sobre as desvantagens, precisamos saber identificar uma pessoa intensa, e talvez você possa ver também, como vantagens de ser alguém intenso.

Uma pessoa intensa é muito verdadeira, ela procura a verdade nas coisas como sentir um beijo verdadeiro, a verdade nas palavras, aquele abraço que você sente até a alma a abraçar junto, somos muitos sensitivos e procuramos sempre fugir de coisas superficiais, porque não nos preenchem, evitamos pessoas superficiais precisamos da verdade da entrega, você pode até se relacionar com alguém que não seja tão bonito ou não faz parte do estereótipo social, mais desde que tenha verdade, seja seguro e você fica nossa, pessoas com verdade ganham muitos pontos para os intensos, fica a dica.

Dedicação, somos muito dedicados no que fazemos, basicamente vivemos para nos dedicar as pessoas, se alguém precisa de alguma coisa você vai estar lá super disposto a ajudar, se estamos com saudades tem ser vamos nos ver e tem que ser já, precisamos do agora, acabamos nos dedicando muito pelos outros pensando coisas na nossa cabeça que eles nem pensaram e queremos que nos correspondam, buscamos reciprocidade e não é cobrança, mais me valoriza eu dei o melhor mim fazendo isso para você.

Não conseguimos fazer um pouquinho de cada coisa, quer viajar? Já arrumei a minha mochila para amanhã, vamos comer um chocolate vai ser um quadradinho? Não, tem que ser a barra toda e se for de mais de 2 melhor ainda, vou assistir uma serie tem que assistir 5 temporadas em 24 horas, se não for para ser 100% eu intenso nem quero, evitamos ficar em ambientes muito formais ou que nos obrigam a se inibir, não canta, não dança, não faz isso nem aquilo, isso nos oprime e sufoca.

Somos muito sinceros, adoramos falar sobre o que sentimos nossos pensamentos e sentimentos, temos dificuldades em mentir somos muitos expressivos uma pessoa atenta consegue logo identificar porque demonstramos as coisas, se recebemos um presente e não gostamos é difícil disfarçar o nosso rosto entrega, mas se gostamos também expressamos com muita intensidade.

Somos indecisos mas não temos medo da indecisão, é assim um turbilhão de coisas na cabeça estamos sempre no futuro, ele não ligou para mim o que aconteceu será e será e mais será. As pessoas costumam pensar que somos bastante decididos, mas não, somos indecisos mesmo, só que ainda assim fizemos, e se não der certo tenta de novo ou parar por ai, a nossa intensidade nos faz não ficar com aquele desejo de não ter feito, e não se arrepender ficar devia ter feito tal coisa, e agora não consigo dormir porque só penso nisso.

Muito entusiasmos na verdade é que nossos alegres, vimos beleza nas coisas, e o entusiasmos é enorme, se a gente está triste estamos muito tristes, se estamos felizes não dá só para estar feliz tem que ser muito feliz, e é isso estamos sempre acelerados.

Desvantagens de ser uma pessoa intensa

Muitas vezes a nossa intensidade acaba incomodando as pessoas, nossos bastante julgados vistos como loucos, e olham para nós com uma cara de calma o mundo não vai acabar amanhã, devido a nossa disponibilidade em ajudar os outros, muitas vezes somos feitos de bobos tem pessoas que se aproveitam e te exploram mesmo, porque temos dificuldades em dizer não, quando nos doamos e a pessoa não corresponde ao que imaginamos ai nos sentimos frustrados, por não entendermos que as pessoas não têm a mesma velocidade que nós criamos cobranças, sendo bastantes chantagistas e vitimistas, a nossa aceleração nos impede de respeitar os limites e o tempo dos outros, por vezes, usam a sinceridade como desculpa para ser arrogantes, birrentos, mimados e impulsivos.

As pessoas intensas em geral são pessoas muitos ansiosas, e a ansiedade em excesso não é nada bom, eu mesma já tive varias crises de ansiedade e algumas delas já cheguei a ser medicada, isso também ativa as nossas inseguranças devido as criticas constantes, nos sentimos os palhaços e isso gera traumas, e você perde a confiança em ti onde nem conseguis falar, dançar ou cantar em público com medo de ser motivo de risos e chacotas.

Nos relacionamentos a nossa intensidade de certa forma acaba afastando os parceiros, muitos não entendem e sentem-se assustados porque a nossa forma de demonstra que gostamos é tão acelerada, que a pessoa diz mas nós só nos conhecemos à um mês e você já está me tratando como se eu fosse o amor da vida toda? Realmente é aterrorizador e sufocante. Mas não é obsessão, é apenas um entusiamos excessivo, um comportamento muito tóxico que o intenso deve rever.

As vezes explorados porque perdes muita energia, você só quer dar o teu máximo se entregas de corpo e a pessoa não retribui, acabas caindo em desilusões profundas uma frustração enorme que nas próximas relações tudo complica, é o medo de ser usado novamente, é a insegurança de se entregar, e é uma infelicidade porque só querias sentir uma verdade, tens que aprender a desenvolver a não generalização das coisas as pessoas não são as mesmas.

Com o passar do tempo e uma boa dose de dor, você ira a aprender a desacelerar a ser mais calmo, saber usar, em que momentos dar um freio na intensidade, saber equilibrar as tuas extrativas, respeitar-se e aos outros. Fique atento aprenda a identificar comportamentos tóxicos em ti, questione-se porquê quando isso acontece eu ago e tal forma, porquê isso mexe com o meu ego?

Vá viver a tua intensidade em paz, sem buscar a aprovação dos outros, que não significa, não se importar com que os outros dizem, procura encontrar o teu equilíbrio.

--

--

Claudia Morais SP

Escrevo sobre o que me vem na cabeça, sou ansiosa, intensa e confusa. Nada de especial e tudo bem. Grata por lerem minhas viagens mentais.